IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

IPAC comemora 110 anos da fundação Umbanda em Salvador

  • Publicação:
Neste domingo (11), às 9h, no Hotel Bahia Othon Palace,  será realizado  o “II encontro de Umbanda da Bahia” . O evento, celebrado através do Termo de Fomento 010/18 do Instituto do  Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult),  tem como objetivo celebrar os 110 anos de fundação da religião que nasceu em 1908, no Rio de Janeiro, pelo médium Zélio Fernandino de Moraes.
“ Este encontro foi idealizado por um dos mais antigos e tradicionais centros de Salvador, o Centro de Umbanda Mística Oxum Apará (Cumoa), e trata-se de uma evento importante, pois promove a divulgação e o fomento da cultura de matriz afro,  o que, consequentemente, contribui para o enriquecimento da comunidade baiana”, explica a técnica do Ipac, Suêide França.

O Dia Nacional da Umbanda é celebrado oficialmente em 15 de novembro e no dia 20 é o Dia Nacional da Consciência Negra. Por conta disso, o encontro vai contar com um cronograma cheio de atividades. Entre as atrações estão as palestras dos líderes religiosos Alexandre Cumino, Rodrigo Queiroz e David Dias, além do lançamento do livro “Exu não é o diabo” e apresentações de grupos musicais.
Serão abordados durante o evento temas como: a necessidade de reflexão sobre o povo africano, o impacto existente dos negros na religião de Umbanda e a evolução da cultura brasileira.
Confira a programação:

ATIVIDADE

PALESTRANTE

HORÁRIO

Macaia – o poder das ervas

David Dias

9h às 10h30

Lançamento do livro

Exu não é o diabo

Alexandre Cumino

10h40 às 11h40

Tirando dúvidas

Alexandre Cumino

e  David Dias

11h40 às 12h

Umbanda na sua vida

Pai Rafael Moraes

14h às 15h

O que é ser Umbandista

Mãe Izabem Garrido

15h às 16h

Peça: Humor de Santo

Paulo Mansur

16h30 às 18h