banner-terreiros

IPAC assina Notificação de Tombamento do Conjunto Arquitetônico de São Francisco do Conde

Nesta quarta-feira (13), às 8h30, na Câmara dos Vereadores de São Francisco do Conde (a 80 km de Salvador), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) realiza a Cerimônia de Assinatura da Notificação de Abertura do Processo de Tombamento do Conjunto Arquitetônico da Praça da Independência e da Casa de Câmara e Cadeia da região.

A ação tem como objetivo contribuir para a tutela do patrimônio arquitetônico que se encontra sob ameaça de descaracterização.

Desde o primeiro semestre de 2017, técnicos do IPAC estiveram presentes no município na tentativa de levantar informações sobre os edifícios, para compor o documento de justificação do processo de tombamento.

O conjunto arquitetônico em análise é composto por edificações que testemunham a relevância da região de São Francisco do Conde, no seu período áureo, quando possuía importantes engenhos de açúcar.

Os edifícios nas proximidades da Praça da Independência, junto à margem do rio, mantêm uma unidade que permite a definição de uma poligonal de proteção patrimonial. O tombamento irá possibilitar um maior controle dos prédios e até mesmo uma reversão de construções danosas à paisagem urbana e aos bens já tombados na cidade.

São Francisco do Conde – O município de São Francisco do Conde nasceu em torno do Engenho Real de Sergipe do Conde, instalado em 1563 por Mem de Sá, nas proximidades da foz do rio Sergipe (atual Sergimirim), um dos principais afluentes do Rio Subaé.

Cerimônia de Assinatura da Notificação de Abertura do Processo de Tombamento

Quando: 13 de dezembro (quarta-feira)

Onde: Câmara dos Vereadores de São Francisco do Conde

Rua barão do Rio branco nº 18 Centro – São Francisco do Conde- BA