IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

IPAC apoia Videomapping em Cachoeira e São Félix de hoje (6) até domingo (9)

  • Publicação:

Festival tem apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia com atrações nacionais e internacionais

 

Único festival brasileiro que investe em novos formatos da técnica de vídeo-projeção mapeada, conhecida como videomapping, o ‘Reconvexo Latino-América’ apresenta gratuitamente atrações, a partir de hoje (6) até domingo (9), nas cidades históricas de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo da Bahia. O evento tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

 

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) apoia o festival recebendo a equipe técnica na sua residência artística em Cachoeira. hoje (6), às 19h, o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, também faz palestra no festival sobre ‘Novas utilizações do patrimônio histórico’, no auditório da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). “Temos a satisfação de apoiar dezenas de eventos patrocinados pelo Fundo de Cultura da Bahia em Salvador e interior do Estado, inclusive em Cachoeira quando participamos da FLICA lançando livro e documentário sobre a Festa da Boa Morte”, afirma o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira.

 

AMÉRICA LATINA – Nessa segunda edição acontecem vídeo-projeções de imagens mapeadas nas fachadas do casario de Cachoeira e São Félix, vídeo-projeções 3D, intervenções urbanas, videoinstalações, workshops, mesa-redonda e o ReconvexoLab, além de laboratório criativo em vídeo-dança. O evento traz para Cachoeira importantes nomes das artes visuais contemporâneas da América Latina.

 

Dentre os destaques, o artista-engenheiro Sebastián Aliés (Uruguai); o estúdio Delight LAB, com Andrea e Germán Gana (Chile); Laura Ramirez (Colômbia) com mapeamento em leds, além das obras interativas de ABDX – Rodrigo Cazares (México). Entre os nacionais, VJ Spetto – Ricardo B. Lara criador da United VJs; VJ Alexis – Alexis Anastasiou, diretor da VisualFarm; e o VJ Vigas – Leandro Mendes, um dos mais premiados do mundo.

 

PATRIMÔNIO – Há muitos anos o IPAC desenvolve importantes ações em benefício dos patrimônios culturais de Cachoeira e São Félix. O IPAC coordenou o programa Monumenta/IPHAN que recuperou dezenas de imóveis, monumentos, igrejas e até as orlas fluviais das duas cidades. Foi o IPAC que coordenou a construção do Centro de Artes Humanidades e Letras da UFRB. Igrejas do Monte e da Matriz, Convento do Carmo e Cineteatro Glória foram alguns dos imóveis restaurados sob coordenação do IPAC.

 

“Além disso, atuamos na região, pois temos bens culturais protegidos, como a Festa da Boa Morte (Cachoeira) e 12 terreiros de candomblé (Cachoeira e São Félix)”, completa o diretor do órgão. Livros e documentários sobre terreiros e a Boa Morte também foram produzidos pelo IPAC. No ano passado, o instituto repassou ainda materiais para obras prediais em dez terreiros que receberam o ‘Registro Especial’. Outra iniciativa na região é a ação-piloto do programa de residências artísticas, criado pela Fundação Cultural (FUNCEB) e apoiado pelo IPAC.

 

Fundado em 1967, o IPAC coordena as políticas para museus e patrimônios culturais na Bahia que tem atualmente 417 municípios. Conheça os livros do IPAC: http://goo.gl/CDv6q3. Os seus museus: www.ipac.ba.gov.br/museus. Assista aos vídeos do instituto: http://bit.ly/2n1mrVZ. Fique informado:www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio, twitter @ipac_ba e instagram @ipac.patrimonio.

 

SERVIÇO: Reconvexo Latino-América: II Festival de Vídeo-projeções Mapeadas Videomapping. Exibições 3D, Intervenções Urbanas, Videoinstalações, Workshops. ReconvexoLab: Vídeo-Dança, Quando: 27.03 a 09.04, Onde: Cachoeira e São Félix.

Patrocínio: Governo do Estado/Fundo de Cultura/SEFAZ/SecultBA.

Apoios: UFRB, IPAC e VisualFarm Realização: HIPERFACE ArteTecnologia Produção: Ginja Filmes & Produções Contatos: Maíra Carbonieri (71) 991741744 mairacarbonieri@gmaiI.com ou reconvexolatinoamerica@gmail.comConfira a programação gratuita e completa: www.reconvexo.com.br.

 

Crédito obrigatório Fotos anexas – Lei nº 9610/98

 

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 06.04.2017

Texto-base: Assessoria de Comunicação do Reconvexo Latino-América

Jornalista responsável Geraldo Moniz (DRT-BA nº 1498)

(71) 99110-5099, 99922-1743

Coordenação de Jornalismo e Edição: Marco Cerqueira (DRT-BA nº1851)

(71) 98234-9940, 3117-6490, 3116-6673
ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio – Twitter: @ipac_ba