IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Inscrições gratuitas para ‘Oficina DUB: Ecos da Diáspora’ terminam nesta segunda-feira (15)

  • Publicação:

As inscrições online e gratuitas para a ‘Oficina DUB: Ecos da Diáspora’ com o DJ, pesquisador e produtor musical Dudoo Caribe, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) terminam nesta segunda-feira (15). O formulário de inscrição é acessado no link https://forms.gle/rAf5AigqSbTBHzrg7 do site do MAM ou no linktr.ee do perfil do Instagram do museu (@bahiamam). A Oficina será dividida em duas aulas gratuitas nos dias 18 e 25 de novembro (quintas-feiras), sempre das 15h às 17h na Galeria 3, na sede do museu (Avenida Contorno, s/nº), em Salvador.

 

O DJ Dudoo Caribe é mobilizador da cena DUB de Salvador, da cultura sound system e é cocriador do Projeto Echocultura, do grupo B.U.D.A.S (Bahia Union Dub All Stars) e também foi fundador do grupo Ministereo Público Sistema de Som. Na Oficina acontecerão diálogos sobre a sua experiência como pesquisador da cultura dos Sistemas de Som e pioneiro do movimento sound system na Bahia, a história do DUB e as ligações desse ritmo pelo mundo através da diáspora. Na programação ainda será conversado como funciona esse tipo de música em outros continentes e como ela é absorvida, além das ligações do gênero com as diversas músicas da diáspora. O DJ Dudoo Caribe trará ainda referências via discos físicos, documentários e músicos convidados.

 

JAMAICA e PINACOTECA – O DJ Dudoo Caribe criou o MiniStereo Público, 1º Sistema de Som da Bahia, no estilo Jamaica e porta-voz da cultura sound system no estado, tornando-se uma referência no país. Desenvolveu o Ambulante Original, plataforma multimídia que mescla cultura popular, comércio ambulante e Sound System, integrando depois o Sistema Kalakuta, juntamente com o DJ Sankofa (Ghana). Em 2017, lançou o disco físico de Reggae fortemente influenciado pelo Dub. Em 2020, junto com o músico/produtor Danilo Jahpa e o artista visual Marcio_MFR, criaram o projeto Echo Cultura, uma ‘crew’ de artistas com foco na pesquisa e produção musical voltada para a mixagem analógica de DUB.

 

A Oficina integra a programação criada pela Pinacoteca do Beiru para o ‘Programa de Residências Artísticas do MAM’ que ocupa a Galeria 3 desde outubro (2021), ação que se prolonga até a primeira semana de janeiro (2022). Além da Oficina DUB, a Pinacoteca/MAM promove visitação gratuita ao ateliê montado pelo artista Anderson AC – criador da Pinacoteca – onde ele estará trabalhando na Galeria 3, leituras públicas, aulas e as ‘Oficinas de Arte para Crianças’ – também gratuitas – nos próximos dias 21 de novembro, 5 e 19 de dezembro. Para todas as atividades é obrigatório o uso de máscaras faciais.

 

Além da Pinacoteca, o MAM já planeja outras residências com mais coletivos e grupos que atuam na Bahia. Mais informações: acompanhe nossas redes sociais (instagram e facebook), site www.mam.ba.gov.br ou via telefone (71) 31176132 (9h às 12h e das 13h às 15h). O MAM funciona de terça-feira a domingo com entrada gratuita. A exposição ‘O Museu de Dona Lina’ e a residência da Pinacoteca ficam abertas à visitação de 13h às 17h. O café, cinema Saladearte e os pátios de 12h às 20h. O MAM-Bahia é um equipamento da Secretaria de Cultura/IPAC.