IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Igreja do Pilar e Santa Luzia tem mobiliário restaurado pelo Ipac

  • Publicação:

 

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) entregou, na manhã desta quinta-feira (25), 46 peças restauradas que compõem o mobiliário original da Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, localizada no Comércio, em Salvador. A Igreja foi construída em 1718 com a fachada em estilo rococó. Seu templo histórico, construído pelos imigrantes espanhóis em homenagem a sua padroeira, apresenta elementos dos estilos barroco, rococó e neoclássico.

As peças restauradas pelo Ipac são compostas por 2 mesas credências com detalhe em folha de ouro; 39 castiçais em madeira foleados em prata; e 5 castiçais de ferro fundido. O trabalho realizado englobou serviços de higienização, marmorização, recomposição de volume, douramento com folha de ouro, emassamento, além de polimento e camada protetora para retardar a oxidação.

De acordo com Takeo Shishido, arquiteto da diretoria de projetos, restauros e obras do Ipac, o trabalho foi fundamental para recuperar peças históricas da igreja. “Muitas delas chegaram aqui degradadas, desmontadas, desgastadas e nós recuperamos todas com todo o cuidado para mantermos os aspectos originais, um trabalho minucioso e detalhado, uma vez que são muito antigas e fazem parte da história daquele patrimônio, que é datado de 1718”, relatou Takeo.