IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Igreja de Nossa Senhora dos Humildes recebe a imagem da Padroeira do Brasil

  • Publicação:

A Igreja de Nossa Senhora dos Humildes que também abriga o Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro), recebeu no último domingo (10) a imagem peregrina da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Percorrendo diversas igrejas no Brasil, a imagem da santa foi recepcionada na celebração da Santa Missa ministrada pelo Padre Raimundo Mário.

“Além da recepção da Padroeira do Brasil, a Igreja dos Humildes tem realizado diversas atividades religiosas da Igreja de Nossa Senhora da Purificação (em reforma pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional). Reformada recentemente, a igreja dos humildes tem abrigado missas, celebrações e diversas atividades em conjunto com a comunidade de Santo Amaro”, explicou a coordenadora de articulação do Museu do Recolhimento dos Humildes, Paola Publio.

 

Além da celebração de missas na Igreja dos Humildes, o Museu do Recolhimento dos Humildes promove ainda diversas propostas de educação patrimonial para comunidade. Dentre as atividades previstas para 2019 estão quermesses, oficinas de artes, música, costura, exposições temáticas, saraus, leituras e mostras literárias do Recôncavo, como o cordel e as manifestações artísticas da região.

 

O museu – Instalado no Convento de Nossa Senhora da Conceição dos Humildes, em Santo Amaro, o Museu do Recolhimento dos Humildes é datado de junho de 1980. O acervo é de propriedade da Congregação de Nossa Senhora dos Humildes composto por imagens sacras delicadamente ornamentadas pelas recolhidas, além de cristais, pratarias, mobiliário, porcelanas, paramentos, rendas e alfaias (objetos litúrgicos). São cerca de 500 peças datadas do século XIX e tombadas pelo (IPHAN). Já o prédio é tombado como Patrimônio da Bahia pelo IPAC. Por conta de reformas, a expografia não está disponível para visitação, porém o museu segue aberto com atividades de educação patrimonial. O Museu do Recolhimento dos Humildes é administrado por meio de um Convênio de Cooperação Técnica e Administrativa pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

 

Núcleo de Comunicação – Ascom Dimus

Jornalista responsável: Yara Vasku (DRT-PR 2904)

(71) 3117-6445/ 99119-7746 / yaravasku.dimus@gmail.com 
Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Centro Cultural Solar Ferrão – 1º andar - Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)Acesse as redes sociais da DIMUS:

 

Blog: https://dimusbahia.wordpress.com

Facebook: @museusdabahia

Instagram: @museusdabahia