IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Fortaleza São Lourenço é transformada em Memorial da Independência

  • Publicação:

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (7), a solenidade que transformou a Fortaleza São Loureço, localizada na Ilha de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador, em Memorial da Independência do Brasil na Bahia. A implantação do memorial é resultado de uma parceria entre a Marinha do Brasil, a Prefeitura Municipal de Itaparica e o Governo do Estado, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e da Fundação Pedro Calmon (FPC).

A fortaleza, que foi palco de diversas batalhas navais na época da Independência, agora passa a abrigar memórias de um marco importante da história do país. O núcleo expositivo inicial foi projetado pela Tecnomuseu. O Ipac ofereceu apoio para a pesquisa histórica e iconográfica e na elaboração de textos para o desenvolvimento do conceito institucional do Memorial da Independência do Brasil na Bahia. Além disso, o instituto vai realizar ações educativas no espaço.

“A grande participação do Ipac será com oficinas de Educação Patrimonial, que vão fortalecer a memória da comunidade. A abertura do Memorial é um grande passo, mas ainda temos um grande caminho pela frente”, conta a coordenadora do projeto e diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia.

Estiveram presentes no evento solene, autoridades como o Almirante de Esquadra e Comandante do 2º Distrito Naval, Almir Garnier Santos; o Chefe do Estado Maior do Comando do 2º Distrito Naval, José Luiz Ferreira Borges; o Comandante da Base Naval de Aratu, Marcus Vinicius de Castro Loureiro; e o Chefe do Departamento de Magnetologia, Jorge de Jesus Santos. Também participaram a Prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda dos Santos, e a Secretária Municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Esporte, Graziella Campos Matos.

Serviço

O quê? Memorial da Independência do Brasil na Bahia
Onde? Praça Getúlio Vargas – Itaparica-BA
Quando? Todos os dias, das 14h às 18h
Quanto? Entrada Franca

 

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 08.01.2019

Assessora Responsável: Alexsandra Alcântara, 3117-6490, 3116-6673

Texto base: Nícolas Melo(Estagiário de Jornalismo)

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

www.ipac.ba.gov.br

Facebook ‘Ipacba Patrimônio’

Twitter ‘@ipac_ba’

Instagram ‘@ipac.patrimonio’