Festa D’Ajuda recebe projeto de valorização

Na última sexta-feira (2), foi publicado no Diário Oficial do Estado o Termo de Fomento 009/18, celebrado entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), e a Irmandade de Nossa Senhora d’Ajuda para realização do “Projeto de Valorização ao Bem Patrimonializado – Festa de Nossa Senhora D’Ajuda – 2018”, que visa à valorização e difusão da festividade.

A manifestação foi registrada em maio de 2017 como Patrimônio Imaterial da Bahia, resultado das pesquisas e dossiês elaborados pela equipe multidisciplinar do Ipac e passou a constar no Livro de Registro Especial dos Eventos e Celebrações, como Patrimônio Imaterial.

De acordo com o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, a importância da preservação e de projetos estruturantes para os bens patrimonializados são politicas estabelecidas e de responsabilidade do instituto, que atua de forma integrada e em articulação com a sociedade na salvaguarda dos bens tangíveis e intangíveis e no fomento de ações culturais para o fortalecimento das identidades no Estado. “A festa Nossa Senhora D’Ajuda é um bem tombado e este convênio permite atuar de forma direta com incentivo de políticas e preservação, o que permite a estruturação e manutenção da tradição desse importantíssimo festejo”, explica o diretor.

A celebração surgiu no século XIX como agradecimento dos senhores de engenho pelo sucesso e comercialização das colheitas da cana-de-açúcar e é uma das festas mais aguardadas pelos cachoeiranos e turistas. Os festejos foram iniciados neste domingo (4) com o Pregão – Bando Anunciador, composto por carros, caminhões e carroças ornamentadas que desfilaram pelas principais ruas da cidade.

“Trata-se de uma festa que é celebrada há mais de 300 anos e que até hoje é de extrema importância para a cidade de Cachoeira, pois além simbolizar a fé e a devoção, gera emprego e renda o que consequentemente movimenta a economia da cidade”, destaca o presidente da Irmandade de Nossa Senhora d’Ajuda, Aldo Santos.

Confira a programação para os próximos dias:

10/11- Terno do Silêncio – 00h

11/11 – Lavagem das Baianas

13 a 16/11 – Embalos às 17h

18/11- Terno da Alvorada – 05h

20/11- Encerramento – Terno da Saudade 17h

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 05.11.2018
Assessora Responsável: Alexsandra de Alcântara Santos

Texto Jornalista: Carla Costa (DRT 03850)

(71) 3117-6490, 3116-6673

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br