IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

Feira de Arte volta ao Palácio da Aclamação

  • Publicação:

Recorde de público no Palácio da Aclamação (Avenida Sete de Setembro, nº1.330, Campo Grande), em Salvador, a Feira ‘Pedra Papel Tesouro’ que reuniu mais de 40 artistas em duas edições anteriores, volta ao palácio neste final de semana: sábado (8) das 12h às 20h, e no domingo (9) das 10h às 20h. O evento é iniciativa da OGE de Mayra Lins, projeto Movement Continuum de Flávia Bomfim, e projeto Ativa de Joãozito e Lanussi Pasquali. Já a curadoria é de Flávia e Mayra. A entrada é gratuita.

A feira expõe à venda produtos artísticos, desde plantas ornamentais, objetos decorativos ou utilitários, até quadros, desenhos, aquarelas, roupas e acessórios, dentre outros. “Devemos ter 40 artistas, mas, vamos trazer novos participantes e pedimos aos artistas que trouxessem novos produtos”, afirma Flávia Bomfim. Na área externa, nos jardins do palácio, são montados toldos para bebidas e lanches integrais, além de cafés, bolos e outros itens.

O Aclamação é sede da Diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da secretaria de Cultura (SecultBA). “Fizemos ainda um convênio com o Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) para fomentar ensaios e apresentações nesse belo edifício do início do século XX”, diz o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Lançamentos de livros, palestras, seminários e outros eventos são recebidos no palácio. Além do Aclamação o IPAC faz gestão dos principais museus de Salvador: www.ipac.ba.gov.br/museus.

DINAMIZAÇÃO de ESPAÇOS – Segundo o diretor do IPAC, a feira no Aclamação integra o Programa de Dinamização do IPAC desenvolvido para ocupar largos, praças e espaços museológicos em Salvador. Em 2015, o Passeio Público contíguo ao palácio foi reaberto pelo IPAC. “Foram restauradas estátuas, esculturas, calçadas, ruas, jardins e instalada câmera de segurança 360°”, completa João Carlos. Muros e paredes foram pintados, e retirada de 60 toneladas de lixo da encosta do parque com a Rua Gamboa de Cima. No caso dos museus, as exposições continuam, já que os eventos acontecem nas áreas externas.

“Entre 2016/2017, reabrimos três estacionamentos no Pelourinho, incluindo a Praça das Artes que sediou três meses de ensaios do Cortejo Afro”, lembra o diretor do IPAC. Participaram, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Saulo Fernandes, Maria Gadú, Chico César, Márcio Victor, Márcia Castro e É o Tchan. Em junho deste ano o projeto Forró de Zelito Miranda lotou a área externa do Museu de Arte Moderna (MAM), que já abriga a JAM no MAM com mil pessoas a cada sábado. Próximo dia 16, às 17h, será a vez do projeto ‘Batucada Brasilady’ da cantora e compositora baiana, Amanda Santiago.

ACESSO e SEGURANÇA – A artista e editora de design do jornal Correio, Iansã Negrão, que participou da última edição da feira, ressalta que é um evento de todos. “O espaço do Aclamação é maravilhoso, com acesso e segurança. Fico orgulhosa quando vejo esses espaços cheios”, diz Iansã. Os frequentadores elogiam a localização do Aclamação (Campo Grande), com acesso a transportes para todos os bairros. Os expositores da feira ocupam o saguão do palácio que tem mais de oito metros de altura com estátuas e piso revestido em mármore multicor.

Os espaços do IPAC estão abertos a feiras, eventos artísticos, educacionais e socioambientais. Contatos:www.ipac.ba.gov.br/museus. Além do Palácio e Passeio, o IPAC tem o MAM/Unhão (Avenida Contorno), MAB (Corredor da Vitória), Palacete das Artes (Graça), Solar Ferrão, museus Udo e Tempostal (Pelourinho). No interior, os museus Recôncavo (Candeias) e Recolhimento (Santo Amaro), Castro Alves (Cabaceiras) e Residência Artística (Cachoeira). Assista ao vídeo Museus/IPAC: http://goo.gl/Hjxtkc. Acesse:www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio, twitter @ipac_ba e instagram @ipac.patrimonio.

 

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 04.07.2017

Jornalista responsável Geraldo Moniz (DRT-BA nº 1498)

(71) 99110-5099, 99922-1743, 3117-6490, 3116-6673

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio – Twitter: @ipac_ba