IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Exposição itinerante “Trabalhadores Rurais da Bahia” chega ao Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica

  • Publicação:

De 09 de abril  a 04 de maio, a exposição “Trabalhadores Rurais da Bahia” estará em cartaz no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho). A mostra é composta por 20 fotografias de Lucy Anunciação que vem fotografando esse tema desde 2004. “O objetivo é pesquisar imagens de homens e mulheres do campo para homenageá-los e, ao mesmo tempo, incentivar o empoderamento dos trabalhadores rurais e agricultores familiares dos campos e das cidades”, explica a fotógrafa.

 

A exposição “Trabalhadores Rurais da Bahia” traz imagens dos campos e das cidades de Irará, Santo Estevão, Salinas, São Francisco do Conde, Inhambupe e Mandacaru. Esta é a 12ª edição desta mostra que teve início na década de 90. Segundo Lucy, o que mais motivou esse projeto de fotografar homens do campo foi seu pai Macrino da Anunciação que foi produtor de abacaxi e agricultor na década de 70, 80 e 90. “Depois que ele faleceu, ficou em minha memória afetiva um sonho do campo. Com as fotos quis tornar possível essa memória da infância na roça com plantações que remetem uma vida simples e feliz”, conta.

 

A fotografia sempre fez parte da vida de Lucy Anunciação, fotografando manifestações culturais e realizando exposições de arte em Salvador e em eventos e festivais da Bahia. Ela também fotografou os cantadores do campo de Pías (região de Portugal), aqui em Salvador, durante um simpósio internacional sobre a cultura da Bahia e sobre a curadoria do professor, escritor, doutor em Educação, Felicano de Miira, autor do livro “O canto à moda de Pías – grupo coral etnográfico os camponeses de Pías”. Ela tem muita admiração também pelos trabalhadores do campo de Portugal, Itália e Santa Catarina, lugares que teve o prazer de conhecer.

 

Lucy Anunciação foi convidada, em 2015, para expor na Universidade de Letras de Lisboa através da curadora e doutora em Educação e Arte Maria João, a mesma que dirigiu, juntamente com o cineasta Siomom Criste, o filme “Sem anos de solidão” da agricultora Tia Paula que viveu até os 104 anos na cidade de Irará (onde Lucy Anunciação fez a direção de fotografia e também sua cidade natal). Graduada em Turismo pela Faculdade São Salvador, fez o curso de fotografia na Fundação Pierre Verger, morou durante seis meses na Itália e voltou por ser apaixonada pelo seu país de origem e sua cidade natal Irará.

 

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho) dispõe de dois ambientes ocupados por materiais referentes à arte da cerâmica e do azulejo. A área inferior expõe as peças criadas pelo ceramista Udo Knoff – idealizador do museu -, além de proporcionar uma visão cronológica da existência do azulejo disposta do século XV ao XX, incluindo sua chegada ao Brasil, no século XVII. O museu integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

 

Serviço: Exposição “Trabalhadores Rurais da Bahia” – fotografias de Lucy Anunciação

De 09 de abril  a 04 de maio

Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Endereço: Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho, Salvador/BA)

Telefone: (71) 3117-6389

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h; sábado das 13h às 17h

Entrada: grátis

Contato de Lucy Anunciação: (71) 99316-3755 / lucyanuciacao@gmail.com

 

Núcleo de Comunicação – Ascom Dimus

Jornalista responsável: Yara Vasku (DRT-PR 2904)

(71) 3117-6445/ 99119-7746 / yaravasku.dimus@gmail.com 
Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Centro Cultural Solar Ferrão – 1º andar - Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)Acesse as redes sociais da DIMUS:

 

Blog: https://dimusbahia.wordpress.com

Facebook: @museusdabahia

Instagram: @museusdabahia