EXPOSIÇÃO “A PAZ PEDE PASSAGEM” DA BRAHMA KUMARIS EM CARTAZ NA GALERIA DO SOLAR FERRÃO

Foi aberta na tarde da última sexta-feira (04/01) a exposição ‘A Paz Pede Passagem’ na Galeria do Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho). A mostra coletiva promovida pela Brahma Kumaris conta com obras interativas com o objetivo de encantar, surpreender e inspirar o público, além de assumir a tarefa de tornar-se um pacificador da paz. A exposição tem curadoria do artista plástico Ray Vianna e pode ser conferida até 30/03 de segunda a sexta-feira das 10h às 17h e sábado das 13h às 17h.

“É a primeira vez que venho aqui e achei a exposição linda. Nós precisamos falar sobre paz em um mundo tão violento”, disse a professora Deijanila de Jesus. “Sou de Brasília e fiquei encantada com a leveza da exposição. Sem sombra de dúvidas esta mostra veio em um momento bastante oportuno, pois estamos vivendo um momento muito difícil no nosso país e também no mundo”, disse a psicóloga Gabriela Feitoza.

“Esta exposição tem como objetivo sinalizar a reflexão sobre o caminho até a paz. A busca principal vem de dentro, de um processo de autoconhecimento, de meditação. A exposição é apenas uma oportunidade de mostrar essa mensagem que é fundamental nos dias atuais”, explicou o curador Ray Vianna.

Entre as obras, destaque para a “Chuva de vestes”, com 12 vestes penduradas em cabides transparentes que trazem textos sobre alma e matéria (consciência de paz), de onde viemos e pra onde vamos? (a morada da paz), a lei da causa e efeito (ações de paz), meditação Raja Yoga (acesso à paz) etc. Outra obra, “A roda da Vida/ Gire a paz em silêncio”, traz uma peça circular giratória, branca, posicionada sobre uma mandala plotada no chão com a roda da vida no alto (como um mobile, uma pequena roda de luz, como uma aura). A mostra conta ainda com o “Santuário da Paz”, uma tenda branca de meditação com iluminação e música ambiente para meditação e óculos 3D; o “Varal da Paz” – um varal luminoso para que as pessoas deixem desenhos e textos sobre paz; o “Espelho da Paz/Tem um ser de paz aí?!”, espelho com um texto reflexivo; o “Laboratório da Paz” que são potes de vidro e acrílico transparentes contendo frases e reflexões sobre a paz; e “Escute a paz”, fone de ouvido com a música “A Paz é Demais”, de autoria de Alex Pochat, na voz de Mariene de Castro, entre outras obras.

De acordo com a responsável pela mostra da Brahma Kumaris, Goreth Dunningha, o propósito da exposição é oferecer inspiração e também algumas pistas sobre a verdadeira natureza e o poder da paz que cada indivíduo já carrega em si. Ela pretende mostrar um “espaço interior”, onde sempre se poderá encontrar paz. “Cada ser humano é um ‘pacificador’ em potencial no mundo de suas casas e de seu trabalho, bem como no próprio mundo. Mas primeiro é preciso redescobrir a paz interior e conhecer seu poder. É uma descoberta razoavelmente fácil. Mas requer uma tomada de consciência. No entanto, em meio aos desafios diários de um mundo turbulento, também é fácil perder a consciência e conexão com o que é o maior recurso interior, a paz”, explica.

A Brahma Kumaris é um movimento espiritual difundido por mais de 110 países, com sede em Mount Abu (Índia), escritórios em Londres (Reino Unido), Moscou (Rússia), Nairóbi (Quênia), Nova York (EUA) e Sidney (Autrália). A BK promove meditação, a prática filosófica da Raja Yoga, retiros espirituais, iniciativas ambientais, projetos educativos, culturais e artísticos. Mais informações: www.brahmakumaris.org.br.

Responsável por receber a exposição, a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) está sediada em uma das mais importantes edificações do Centro Histórico de Salvador, o Centro Cultural Solar Ferrão. Unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o Solar Ferrão é uma construção de seis pavimentos originária do século XVII, instalada no declive entre o Pelourinho e a Baixa dos Sapateiros, e tombada desde 1938 como Patrimônio Nacional pelo IPHAN/MinC.

Serviço: Exposição A Paz pede Passagem

Local: Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45 -Pelourinho)

Período: até de 30/03

Mais informações: 3356-3900