IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Evento celebra aniversário de 100 anos do Museu de Arte da Bahia

  • Publicação:

Aconteceu na última sexta-feira (23) a cerimônia de celebração dos 100 anos do Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória. Criado em 1918 e considerado como o mais antigo do estado, o espaço é administrado pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Dimus/Ipac), autarquia vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-Ba).

Estiveram presentes no evento a secretária da cultura, Arany Santana, o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, o presidente do conselho de cultura, João Taboada, o superintendente de Operações dos Correios, José Oliveira dos Santos, o diretor do MAB, Pedro Arcanjo, a secretária de Política para Mulheres, Julieta Palmira e a diretora de Belas Artes da UFBA, Nancy Novaes.

Na ocasião, quem deu boas-vindas ao público foi o grupo “Opus Lumen” da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Em seguida, aconteceu o lançamento nacional, pelos Correios, do selo comemorativo da Série Mercosul – Museus nacionais – 100 anos do Museu de Arte da Bahia”, lançado por José Oliveira. A iniciativa prevê a emissão de 240 mil selos com a imagem da obra do acervo do MAB “A República”, de Manoel Lopes Rodrigues.

Outro destaque foi a abertura das exposições: “A Pintura no Acervo do MAB” e “O Olhar de Voltaire Fraga: a distância que o separa é a mesma que o aproxima”, com as respectivas curadorias dos professores Dilson Midlej e Cristina Damasceno. A programação do MAB, em comemoração ao centenário, segue até essa sexta-feira (30), com atividades gratuitas. Confira:

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (29/11)

17h – Palestra Convivência com o Biochip e a Cultura da Paz, com a Profª Ana Branco – PUC-Rio;

19h – Palestra Manuel Querino: Um intelectual baiano nas artes e ofícios (1851-1923) com Maria das Graças de Andrade Leal.

Sexta-feira (30/11)

18h30 – Sarau de piano do MAB.

 -

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 29.11.2018

Assessora Responsável: Alexsandra de Alcântara Santos

Jornalista: Carla Costa - DRT:03850

Texto-base: Mari Sonciarê (Estagiária de jornalismo)

(71) 3117-6490, 3116-6673

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

www.ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio

Twitter: @ipac_ba