banner-terreiros

Estudantes apresentam projetos de visibilidade para o Museu Udo Knoff

Em 05/12 ocorreu a primeira etapa de conclusão de quatro equipes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), de Simões Filho, quando os estudantes apresentaram soluções para ajudar a dar visibilidade ao Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho).  As últimas apresentações acontecem em 13/12. Estes trabalhos fazem parte do projeto ‘Construindo Rasuras: a memória em foco’ – uma atividade direcionada para atender cerca de 100 alunos do curso de Mecânica, Petrobrás é Gás, Eletromecânica e Metalurgia do IFBA. Os estudantes criaram vídeos, cartazes, documentários, campanhas promocionais e clips para divulgação nas redes sociais. Todos estes projetos serão disponibilizados para apreciação e uso pelo museu, após avaliação da diretoria da Dimus.

“O mais incrível foi perceber que eles abriram os olhos para a azulejaria da nossa cidade e reconheceram a importância da existência do museu para lembrar que a Bahia é um dos maiores representantes da azulejaria portuguesa, para o valor do trabalho de Udo em seu ateliê que contribuiu para a formação de uma geração de artistas que continuam decorando nossa cidade.  Muito interessante também ver como eles utilizaram conceitos da matemática no estudo das estampas dos azulejos da coleção de Udo, evidenciando que o museu pode ser utilizado como fonte de pesquisa para desenvolvimento de projetos multidisciplinares”, explica a coordenadora do museu, Renata Alencar.

O projeto teve início na Semana da Criança, em outubro, com a mediação ‘Comunicação e Visibilidade’ e da atividade PoeMusik, com um grupo de alunos, de 16 e 18 anos do Curso Eletrotécnica do IFBA (Simões Filho). Nesses dias, o grupo que coordena o Poemusik  também fez uma performance para os estudantes, com poesias que tratam do tema sobre identidade e memória.

“Os estudantes foram estimulados a conhecerem o museu, discutiram seus problemas e trabalharam na construção de soluções. Ao museu coube a apresentação da coleção de Udo Knoff, o histórico do museu, a promoção da reflexão sobre a manutenção desse espaço aberto ao público, sua visibilidade e conhecimento por parte da sociedade. Para a equipe do museu foi um prazer participar desse projeto, contribuir para o conhecimento e divulgação do seu acervo de uma forma tão singular. Agrademos aos professores que escolheram nosso museu para aplicação dessa ação”, acrescenta Alencar.

A oficina ‘Poemusik – Poesia Musicada’ é uma experiência criativa com o mundo das palavras realizada pelos funcionários e músicos do Museu Udo Knoff. “Tem como referência a poesia de rua e a música de improvisação estabelecendo a relação do museu com a música. A partir de estímulos proporcionados pela mediadora, o grupo passa a exercitar as palavras de formas usuais e não usuais, montando, desmontando e remontando os vocábulos de forma inventiva, produzindo descobertas surpreendentes, estabelecendo uma nova relação entre o grupo e a música”, acrescenta Alencar.

Turmas/ trabalhos:

Mecânica – 05/12 – 16h20 às 17h10