banner-terreiros

Espetáculo estreia amanhã (9), às 17h, em homenagem às mulheres, na Casa Castro Alves, no Pelourinho

Reflexões sobre a representação da loucura, a performatividade de gênero e a simbologia da água. Essas são definições que podem contemplar o espetáculo ‘Loucas do Riacho’ que estreia amanhã (9), às 17h, na Casa de Castro Alves (Rua do Passo, 52, Carmo), localizada próxima a famosa escadaria onde foi filmado ‘O Pagador de Promessas’, no Centro Histórico de Salvador (CHS).

No espetáculo, seis atrizes-dançarinas e um ator-dançarino dramatizam os fluxos de um rio e o público se vê convidado a mergulhar nessas águas, onde as dimensões de arte e ritual se aproximam. A direção e concepção é de Raiça Bomfim, com realização da Gameleira Artes Integradas. A ideia contribui ainda para reflexão sobre performance de gênero, no calendário de atos políticos e artísticos pelo Dia Internacional da Mulher que transcorre hoje (8).

DEI VALOR!’ – A iniciativa tem apoio do governo estadual, através da Secretaria de Cultura (SecultBA), já que o espetáculo conta com recursos do Fundo de Cultura, via Edital de Teatro da Fundação Cultural (FUNCEB) de 2016. E o imóvel onde acontece a atração também recebeu apoio financeiro de R$ 150 mil via Edital do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), em 2009. A casa foi batizada pela sua proprietária, a estilista Márcia Ganem, com o nome do poeta baiano Castro Alves (1847-1871), que residiu dos sete aos dez anos na edificação. IPAC e FUNCEB são vinculados à SecultBA.

Ambas as iniciativas têm apoio do Projeto ‘Dei Valor!’ do IPAC. “A nossa intenção é dar visibilidade e disseminar as práticas e ocupações bem-sucedidas de imóveis no Centro Histórico”, ressalta o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. A Casa de Castro Alves é um empreendimento de Márcia Ganem inaugurado em 2013. “Criamos um espaço de memória, cultura popular, design, educação e intercâmbios artísticos”, explica Márcia. O casarão do século XIX passou por serviços de acabamento, colocação de piso e pintura, com recursos do Edital de Patrimônio do IPAC.

TEMPORADA – O espetáculo ‘Loucas do Riacho’ fica em cartaz até 25 de março, sempre às 17h. Apresentações nos dias 9, 10, 11, 17, 18, 24 e 25, às 17h. Segundo Raiça Bomfim o espetáculo é desdobramento de outro, intitulado ‘Ofélia – Sete Saltos para se Afogar’. “Agora ampliamos para outros corpos e vozes a ideia da transfiguração da personagem da tragédia ‘Hamlet’ de Shakespeare”, diz ela. Raiça fez ainda os ‘Estudos para Ofélia’, a performance ‘Cidade Afogada’ e o livro ‘Manual de Afogamento’.

Além da Casa Castro Alves, Márcia Ganem tem atelier na Rua das Laranjeiras, Pelourinho, imóvel do IPAC cedido em contrato à estilista. O IPAC administra 286 unidades imobiliárias no CHS, ou cerca de 2% do total de imóveis na área tombada pelo IPHAN. O restante de 98% pertence a particulares, outros órgãos e secretarias municipais e estaduais, além de congregações e irmandades da Igreja Católica. Conheça os museus do IPAC: www.ipac.ba.gov.br/museus. Assista ao vídeo: http://goo.gl/Hjxtkc. Fique informado:www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.

Loucas do Riacho – Temporada de Estreia

Estreia dia 09 de março, quinta-feira, às 17h30

Temporada: 09, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de março, às 17h

Ingressos: R$ 10 /R$ 5