IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Dança e encontro de escoteiros movimentam o Passeio Público neste final de semana (27 e 28)

  • Publicação:

O ‘5º Encontro Regional Escoteiro’ e o ‘Celebrando a Dança com o Movement for Life (MFL)’ são os eventos que acontecem no Passeio Público neste final de semana. O encontro de escoteiros acontece no sábado (27), das 8h às 18h, reunindo cerca de 300 integrantes do escotismo baiano. A proposta é estimular os jovens para que se apropriem dos espaços culturais da cidade e participem da sua cultura. O evento auxilia ainda na formação cidadã e a busca pela identidade, percebendo a “cultura como um bem essencial”, como explica a programação do evento.

 

Já o ‘Celebrando a Dança/MFL’ acontece no domingo (28), das 10h às 12h, como um ato comemorativo pela passagem do Dia Internacional da Dança que transcorre no dia seguinte, segunda-feira (29). Na programação, uma oficina de duas horas de dança expressiva livre e com exercícios direcionados para a expansão da consciência. Movimentos em diversos ritmos, brincadeiras com espaço, solos e grupos são outros itens da dinâmica. A expectativa de público para a dança é de até 50 pessoas.

 

O Passeio Público pertence ao Governo do Estado e é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão da Secretaria de Cultura (SecultBA). O diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, explica que o Passeio foi reinaugurado em 2015 pelo governador Rui Costa. “É um espaço público único pela sua importância histórica, arquitetônica e ambiental, pode ser utilizado pela população e estamos abertos para atividades recreativas, educacionais e artístico-culturais”, relata o dirigente. No local, o IPAC realizou a recuperação das ruas, calçadas em pedra portuguesa, bancos, postes, iluminação, pintura de muros, paredes e peças escultóricas, além de ajardinamento e paisagismo.

 

CERIMÔNIAS e AUTOCONHECIMENTO – No sábado (27), das 8h às 18h, o encontro dos escoteiros acontecerá com cerimônias de abertura e encerramento, além de almoço. Nas atividades do dia, serão realizadas patrulhas no Corredor da vitória, Campo Grande, Pelourinho e Mercado Modelo. O Escotismo foi fundado em 1907 por Robert Baden-Powell (Londres,1857—Nyeri,1941), um tenente-general do Exército Britânico. Atualmente, mais de 100 anos depois, o movimento juvenil é apartidário e sem fins lucrativos, com escala mundial, ações educacionais e de voluntariado.

 

No domingo (28), das 10h às 12h, o evento de dança será coordenado pelas focalizadoras Fanny Glemarec e Maria Adriana Borba. O MFL foi desenvolvido por Gisela Rocha, coreografa e dançarina que vem expandindo seu conhecimento na área do autoconhecimento e técnicas para o corpo há 20 anos. Os interessados devem chegar até às 10h. “Será uma experiência única para se permitir celebrar a dança, experimentar o movimento como ferramenta de transformação e autoconhecimento, num lugar aberto, verde e histórico como o Passeio Público”, destaca a educadora, artista e mestre de Reiki, Fanny Glemarec.

 

Artistas, empreendedores, educadores, dentre outros interessados em utilizar o Passeio Público devem fazer contato com a Coordenação Técnica de Museus do IPAC, via telefone (71) 3117-6462, das 9h às 12 e de 13h às 17h. Conheça alguns os vídeos sobre o IPAC: museus (https://goo.gl/HriC4J), educação (https://goo.gl/rJggpk) e imóveis (https://goo.gl/jZQjJN). Ou ainda, espaços (https://goo.gl/S4EyRn) e festas (https://goo.gl/63H8Ve,https://goo.gl/BawMJJ). Acesse: www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.ba’.

 

Crédito Fotográfico obrigatório – Lei nº 9610/98: ASCOM/IPAC

 

IPAC, em 24.04.2019

Coordenadora Geral de Comunicação: Ana Rosa Ribeiro

Coordenador de Imprensa e Conteúdo: Geraldo Moniz de Aragão

Texto: Geraldo Moniz (1498MTBa)

(71) 3117-6490, 3116-6673, 99110-5099

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

www.ipac.ba.gov.br

 

Facebook: Ipacba Patrimônio – Twitter: @ipac_ba