IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

‘Cosme e Damião’ é tema de palestra e exibição de vídeo amanhã (26), às 14h, no Pelourinho

  • Publicação:

Na semana em que se comemora a tradição dos santos gêmeos, Cosme e Damião, o Centro de Documentação e Memória (Cedom) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) promove palestra sobre o tema. O historiador e Doté (sacerdote do candomblé jêje), Balbino do Carmo Cabral, faz palestra amanhã (26), às 15h, sobre ‘As origens do caruru para São Cosme e Damião – significados da tradição africana, a influência católica e o modernismo nas celebrações’. O Cedom/IPAC (3116-6737,cepa.ipac@ipac.ba.gov.br) está localizado na Rua Gregório de Mattos, nº29, Pelourinho, em frente à Casa do Olodum.

 

Antes disso, às 14h, acontece a exibição do documentário ‘Cosme e Damião Os Santos Gêmeos’ do programa ‘Bahia Singular e Plural’ da TVE do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (IRDEB). A programação do Cedom/IPAC incluirá ainda brincadeiras tradicionais (veja programação abaixo). No sincretismo religioso entre candomblé e catolicismo, tradicionalmente, no dia de Cosme e Damião é feita homenagem com um caruru, que inclui comidas para todos os orixás, e aos Ìbejì ou Ìgbejì, o orixá-criança. Já a palavra Êrê é denominada comumente para ‘crianças’. Ela vem do yorubá, eré, que significa ‘brincar’. Daí representar ‘brincadeiras’ e, no candomblé, é o estado entre o transe do orixá e consciência da pessoa.

 

As celebrações religiosas são transmitidas de geração em geração e constantemente são recriadas pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e a criatividade humana. As brincadeiras também são um meio para se chegar ao coletivo geral da humanidade; nelas a criança e os adultos trabalham questões importantes da essência do ser humano, além de experimentar relações sociais presentes em determinado coletivo grupo social a que pertence.

 

Conheça ainda os Cadernos do IPAC no Cedom: http://goo.gl/CDv6q3. Assista aos vídeos IPAC/SECOM: educação patrimonial (https://goo.gl/rJggpk), Balé (https://goo.gl/jZQjJN), Projeto Axé (https://goo.gl/34bd1a), Dinamização (https://goo.gl/S4EyRn), Museus (https://goo.gl/uQS9NG ehttps://goo.gl/vphG2s), Bembé (https://goo.gl/63H8Ve), Festa da Boa Morte (https://goo.gl/BawMJJ) e Capoeira (https://goo.gl/wFJdGN). Acesse: www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio e twitter @ipac_ba.

 

PROGRAMAÇÃO:

14h00

Videodocumentário:  Cosme e Damião – Os Santos Gêmeos. Bahia Singular e Plural – IRDEB

15h00

Palestra: As origens do caruru para São Cosme e Damião; Significados da tradição africana, a influência católica e o modernismo nas celebrações.

16h00

Brincadeiras Tradicionais para o público infantil na Praça das Artes.

 

Evento gratuito aberto ao público interessado.

Local: Rua Gregório de Mattos, nº29, Pelourinho, Centro Histórico de Salvador

Em frente à Casa do Olodum.

Contato: (71) 3116-6737 e-mail: cepa.ipac@ipac.ba.gov.br

 

FOTOS anexas – crédito obrigatório Lei nº 9610/98: Geraldo Moniz

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 25.09.2017

Jornalista responsável Geraldo Moniz de Aragão (DRT-BA nº 1498)

(71) 9110.5099, 9922.1743, (71) 3117-6490, 3116-6673

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br - www.ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio  -  Twitter: @ipac_ba -  Instagram: @ipac.ba