IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

Cortejo do Aniversariante percorre as ruas do Pelourinho

  • Publicação:

Pelo quarto ano consecutivo, o nascimento de Jesus Cristo será comemoração pelas ruas do Pelourinho com o ‘Cortejo do Aniversariante’. Na segunda-feira (11/12), a partir das 16h, o cortejo percorrerá as ruas do Centro Histórico aos sons da Orquestra Museofônica, juntamente ao Grupo Eterna Juventude e ao Quarteto de Sopro. O cortejo terá saída do Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho) e seguirá as principais ruas do bairro sob a condução da etnomusicóloga Emília Biancardi.

A ação integra as atividades realizadas pelos museus da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) localizados no Pelourinho: Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Centro Cultural Solar Ferrão e Museu Abelardo Rodrigues; além do LabDimus.

“É uma atividade importante que marca a celebração do nascimento de Jesus e que promove a integração dos funcionários da DIMUS/IPAC com os  grupos culturais, pessoas que trabalham e moram na localidade, além da participação dos transeuntes”, declara Fátima Santos, responsável pela DIMUS.

A museóloga Jorma Souza, integrante da Orquestra Museofônica, explica o cortejo. “Essa atividade vem retomar a celebração do nascimento de Cristo que, às vezes, fica esquecido no Natal, pois nessa época muitas pessoas se voltam mais para a questão do consumismo, de comprar presentes, e esquecem o sentido do espírito natalino”, ressalta.

Considerada como um verdadeiro museu cênico, A Orquestra Museofônica foi criada em 2012 e surgiu a partir da ideia da museóloga Ana Liberato em criar uma orquestra com os colaboradores dos museus sob a direção da DIMUS/IPAC, objetivando um aprendizado sobre o manuseio e conhecimento de instrumentos musicais, suas possibilidades, musicalidades, histórico, restauração e a possível recriação.

Emília Biancardi é etnomusicóloga, professora, compositora, pesquisadora da música folclórica brasileira e especialista nas manifestações tradicionais da Bahia. Em viagens pelo mundo, adquiriu instrumentos em países da Europa, África, Américas e do Oriente e o seu interesse pelos instrumentos fez surgir a ‘Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi’ - atualmente exposta no Centro Cultural Solar Ferrão.

Serviço: Cortejo do Aniversariante

Data: 11/12

Horário: 16h

Confira o roteiro do Cortejo:

  • Concentração em frente ao Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho);
  • Segue para o Restaurante XV de Novembro, no Terreiro de Jesus;
  • Parada – Catedral do Terreiro de Jesus;
  • Segue para o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) no Largo do Pelourinho;
  • Segue para a Associação de Capoeira Angola na Rua Gregório de Mattos;
  • Encerramento – Centro Cultural Solar Ferrão.