IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Coletivo Arte Marginal promove atividades na 16ª Semana de Museus com apoio da DIMUS

  • Publicação:

Exposição coletiva, performances e intervenções teatrais serão algumas das atividades realizadas através do projeto “Renascer das Artes: Musealizando” em 17 e 18/05 na Praça das Artes e na Casa de Teatro de Rua da Bahia – ambos localizados no Pelourinho. Promovido pelo Coletivo Arte Marginal em parceria com o Movimento de Teatro de Rua da Bahia, com apoio da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), o projeto tem como objetivo tornar o espaço público em um lugar de memória, educação e práticas culturais.

 

Como parte das atividades, em 17/05 às 14h, a Praça das Artes receberá a mostra coletiva “O Museu é a Rua” com curadoria de Manuela Ribeiro. A exposição possibilitará o contato do público com a poética marginal e visual de Melissa Santos, Marie Thauront e a performance de grafite de Ludmila Laísa. Na ocasião, ainda serão expostos artesanatos, livros e produtos culturais, além das apresentações dos grupos Os Kaborongas, Caravana de Téspis, Bando Orí, Duo Dança e Percussão, Boiada Multicor e Grupo Teatral Ayá.

 

Dando continuidade ao projeto, em 18/05 às 14h, a Casa do Teatro de Rua da Bahia receberá a roda de conversa “Museus, poesia e teatro de rua: possíveis diálogos”. O bate-papo será mediado pelo poeta Fabricio Britto e contará com a participação das museólogas Alana Silva, Vanusa Ribeiro e Manuela Ribeiro. Na ocasião, também será realizada um recital de poesias, além de música ao vivo com o artista Edilson Bispo. A atividade contará com a presença de estudantes de escolas públicas do Centro Histórico Antigo de Salvador.

 

O projeto – De acordo com Manuela Ribeiro, o projeto é uma atividade de artes integradas que proporciona uma experiência museal fora do museu convencional. “O ‘Renascer das Artes: Musealizando’ é um projeto de arte-educação museal cuja característica principal é musealizar as práticas culturais de segmentos marginalizados da sociedade, atraindo novos públicos e, assim, diminuindo a distância entre museu e a sociedade.”, completa.

 

Estas atividades fazem parte da programação da 16ª Semana de Museus que acontece de 14 a 20 de maio – evento cultural do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) com o tema “Museus Hiperconectados – novas abordagens, novos públicos”. Em Salvador, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, o Museu Tempostal, o Centro Cultural Solar Ferrão e o Laboratório de Educação Digital (LabDimus) – localizados no Pelourinho – participam em parceria com o Consulado Geral do Japão no Recife e a Associação Cultural Nippo-Brasileira em Salvador (ANISA) celebrando os “110 anos da Imigração Japonesa no Brasil”. O Parque Histórico Castro Alves (PHCA), localizado onde o poeta nasceu (Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano) também participa. A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) é uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Confira a programação completa das unidades Dimus/Ipac no blog: https://dimusbahia.wordpress.com/16a-semana-de-museus/ .

 

Serviço: Projeto ‘Renascer das Artes: Musealizando’

 

Data: 17/05

Horário: 14h

Local: Praça das Artes - Rua Gregório de Mattos, 39 – subsolo, Praça das Artes – Pelourinho, Salvador (BA).

 

Data: 18/05

Horário: 14h

Local: Casa de Teatro de Rua da Bahia -  Rua Inácio Accioli, n° 25 – Pelourinho, Salvador (BA).

 

Apoio: A Pombagem, UNIRAAM, Indigo Blue, Grupo Teatral Ayá, IPAC, FUNCEB

Parceria: Movimento de Teatro de Rua da Bahia

Mais informações: Coletivo Arte Marginal Salvador - 71 993534993 / 991112139

Visitação gratuita

 

 

Núcleo de Comunicação – Ascom Dimus

Jornalista responsável: Yara Vasku (DRT-PR 2904)

(71) 3117-6445/ 99119-7746
Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Centro Cultural Solar Ferrão – 1º andar
Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)
dimusbahia.wordpress.com
facebook.com/museusdabahia