IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Colégio Central é reconhecido provisoriamente como Patrimônio Cultural Material da Bahia

  • Publicação:

O Colégio Central, localizado no centro de Salvador, a partir desta quarta-feira (30), é reconhecido provisoriamente como Patrimônio Cultural Material do Estado, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). A assinatura da notificação de abertura do processo de tombamento foi realizada nesta tarde com a presença da gerente de Patrimônio Cultural Material do IPAC, Roberta Ventura, a representante legal e diretora do colégio, Rosenilde Mesquita de Santana, e a responsável pelo acervo histórico e memorial do centro educacional, Déborah de Lima.

O Central é uma tradicional escola de ensino médio, reconhecido como o primeiro colégio público da Bahia. Diante dos seus 184 anos de muita aprendizagem, já contou com diversos nomes importantes para a história da Bahia, dentre eles, Luiz Vianna Filho, como professor da instituição, e os estudantes Antônio Carlos Magalhães, Glauber Rocha e Carlos Mariguella.

*Curiosidade:* O Colégio Central também exerceu papel fundamental durante a Ditadura Militar, uma vez que se tornou epicentro de manifestação contra o regime ditatorial.