banner-terreiros

COLEÇÃO ORIXÁS ABRE EXPOSIÇÃO NO PALACETE DAS ARTES

“Panteon”, do artista plástico Francisco Santos, é o nome da exposição que será aberta nesta terça (14), às 19h, na Galeria Mansarda do Palacete das Artes. À disposição do público estarão 20 obras em acrílico sobre tela, com coleção dos orixás, em cores e movimentos. O objetivo da mostra é divulgar a cultura afro, retratando a saga dos deuses do Panteon.

De acordo com o artista, cada obra apresenta um elemento da natureza. “Os orixás têm cores, danças; representam o sol, a chuva, os mares, os rios, as matas, os trovões e tempestades, … a terra. Tem seu dia da semana, indentificado pela ferramenta que ele segura nas mãos. É composto de masculino e feminino; e é isso que vamos mostrar até o dia 16 de abril”.

Francisco Santos é conhecido como artista que “pinta a alma do povo”. Filho de Santo Amaro da Purificação trilha pelos caminhos da arte desde os sete anos. Cursou Belas Artes, é professor, restaurador, estilista, e artista plástico. Possui inúmeras obras documentadas em revistas, jornais, livros, cartazes e documentários. Seus trabalhos são vistos em museus, galerias, acervos particulares nacionais e internacionais e, especialmente, em entidades negras e Terreiros de Candomblé. Recebeu várias críticas de artistas como Jorge Amado, Caribé, Renyvaldo Brito, Jaime Sodré, Mestre Didi, Yeda Pessoa de Castro, Juarez Paraiso. Lançou os livros “África Bahia” (2000); “Os Deuses Do Panteon Africano“ (2002).

O Palacete das Artes é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural/Secretaria de Cultura. Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Mais informações no tel. 71 3117 6987.

Palacete das Artes (IPAC/SECULT)
Exposição “Panteon”, de Francisco Santos
Abertura: 14 de março, às 19h