IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Carnaval de Maragojipe anima passageiros do metrô de Salvador

  • Publicação:

Durante ação conjunta entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e a CCR Metrô Bahia, mascarados do Carnaval de Maragojipe percorreram, no dia 07 de fevereiro, as estações do metrô de Salvador onde têm o maior fluxo de pessoas. As marchinhas contagiaram adultos e crianças, que se misturaram aos personagens e aos músicos que vieram direto do município do Recôncavo Baiano.

Com partida do terminal da Estação Pirajá, a folia seguiu até a Estação da Lapa no período da manhã, fazendo paradas em algumas linhas para brincar com o público. Para a aposentada Selma Pinheiro, as músicas a remeteram à sua adolescência. “Já fui à Maragojipe e aqui está ótimo. Brinquei minha adolescência com essas músicas”, lembrou. Ises Cabral, estudante de química, disse que “achou muito legal. Parece com o carnaval do Pelourinho. É muito colorido”.

Até quem trabalha na CCR Metrô se surpreendeu com a ação. “Já tinha ouvido falar do Carnaval de Maragojipe e tinha visto na televisão. Achei muito lindo e animado”, comentou Silvana Cardeal, atendente CCR Metrô. Durante à tarde, o trajeto percorrido contemplou as estações do Acesso Norte até a Estação Mussurunga, levando diversão e surpresa aos funcionários e passageiros, anunciando a folia momesca.

A animação levou um pouco da energia dos bailes e dos antigos carnavais, que marcam a festa até os dias atuais. Além do desfile, o projeto também sediou oficinas de máscaras e atualmente expõe uma mostra fotográfica que conta a história do Carnaval de Maragojipe, em cartaz na Estação Rodoviária até o dia 20 de fevereiro.

O Carnaval de Maragojipe é um bem cultural patrimonializado pelo Governo do Estado através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) do decreto nº 11.449/09 e compõe o Livro de Celebrações do IPAC, abrangendo festas e rituais que marcam a coletividade do trabalho e vivência, da religiosidade, do entretenimento.

Conheça mais dos bens culturais através dos cadernos do IPAC

Cadernos do IPAC https://goo.gl/YgPQeN

Carnaval de Maragojipe https://goo.gl/pQR9QB

Educação Patrimonial https://goo.gl/rtZsCz

Alexsandra de Alcântara – Assessora de Comunicação – IPAC

Texto: Jornalista Ana Paula Nobre (SRTE-BA 3638)

IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Fones: (+55 71) 3117-6490 / 3116-6673

Acesse: www.ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio

Twitter: @ipac_ba