IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

CANTORAS FAZEM TRIBUTO A BILLIE HOLIDAY NA JAM NO MAM COM AS MINA DESSE SÁBADO

  • Publicação:

Billie Holiday será a grande homenageada na JAM no MAM com as Mina desse sábado, dia 04 de novembro. Quatro cantoras estudantes do curso de Música Popular da UFBA, alunas da professora e cantora Ana Paula Albuquerque, serão acompanhadas por uma banda formada também por mulheres musicistas, para fazer um tributo ao canto de uma das maiores lendas do jazz mundial. A homenagem especial terá início logo na abertura da JAM no MAM, às 18h, antes da banda Geleia Solar assumir seu posto de anfitriã e provocadora dos encontros musicais que surgem na jam session ao longo da noite.

 

O tributo a Billie Holiday integra a temporada da JAM no MAM com as Mina, que até o final de novembro contará com uma programação onde instrumentistas mulheres ganham destaque da programação, como maneira de incentivar e valorizar a participação feminina nos palcos da cena musical baiana. O patrocínio de toda a temporada da JAM no MAM com as Mina é da Secretaria de Turismo e do Governo do Estado da Bahia, e apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA). Conta também com o apoio institucional do Museu de Arte Moderna da Bahia, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

 

Mesmo sendo um projeto de valorização da música instrumental, a JAM no MAM sempre abriu espaço para que temas musicais cantados, e seus intérpretes, dividissem o palco com os instrumentistas. Dessa vez as cantoras Ana Paula Albuquerque, Denise Ramalho, Ione Papas, Luiza Britto e Iara Canuto, que em setembro passado participaram da JAM no MAM numa homenagem a Ella Fitzgerald, serão acompanhadas por Aline Falcão (teclado), Jana Vasconcellos (guitarra semi-acústica), Pali (trombone), Riane Mascarenhas (baixo) e Mimi (bateria). No repertório, canções como Speak Low, I’ll never be the same, They can’t take that away from me, You don’t know what love is, Strange fruit e All of me, todas imortalizadas na voz de Billie Holiday, ganham versões únicas – como sempre acontece na JAM no MAM

 

O repertório foi escolhido a partir do trabalho desenvolvido no semestre passado no curso de Música Popular da UFBA, quando a Profa. Ana Paula Albuquerque coordenou uma pesquisa sobre o jazz vocal com foco na trajetória das cantoras norte-americanas Billie Holiday e Ella Fitzgerald, representantes de duas linhas de canto, a canção e o scat, respectivamente. No caso dessa homenagem a Billie Holiday, o público vai conferir o trabalho de improvisação melódica, onde cada canção é remodelada a partir dos estímulos e trocas entre as cantoras e os instrumentistas que as acompanham.

 

JAM no MAM com as Mina

 

Programação com participação especial de:

04/11 – Cantoras fazem homenagem a Billie Holiday (acompanhadas por mulheres instrumentistas)

11/11 – Lis Carvalho (piano) com a banda Geleia Solar

18/11 – Joana Queiroz (clarinete) com banda Geleia Solar

25/11 – Paula Valente (sax) com a banda Geleia Solar

 

Data: Aos sábados.

Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão).

Horário: Das 18h às 21h.

Ingresso: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia).

Informações e produção: Huol Criações – Tel.: 71. 3241-2983.

Site: www.jamnomam.com.br