IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Cacique Raoni apresenta artesanato indígena no Palacete das Artes

  • Publicação:

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), junto ao Instituto Intercultural do Brasil-ABD-Eremim e demais autoridades, recepcionarão o Cacique Caiapó Raoni Metuktire, que estará na capital baiana para o Carnaval e participará de coletiva de imprensa, na próxima quarta-feira (19), a partir das 10h, no Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador.

Durante o encontro, em que ele tratará da sua vinda a Salvador, será realizada uma prévia da 1ª Mostra de Interação do Artesanato Indígena: Bahia & Xingu, Saudação ao Cacique Caiapó Raoni Metuktire, que acontecerá após o Carnaval, com data anunciada em momento oportuno. Também marcarão presença o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães; a coordenadora de Fomento ao Artesanato, Luciana Embilina; e Edu Casanova, cantor baiano e Presidente do Instituto Intercultural do Brasil ABD- EREMI.

O objetivo da mostra é promover a valorização e a interação de artesãos de etnias existentes na Bahia com outros povos indígenas e ampliar a divulgação dos trabalhos artesanais produzidos por comunidades situadas no estado, como os Kiriris, Hãhãhães, Pataxós e Tupinambás. A iniciativa é uma realização da Setre, através da CFA, e em parceria com o Instituto Intercultural do Brasil-ABD-EREMIM, que através da música, propõe a inclusão de crianças indígenas, refugiadas e carentes.

Cacique Caiapó Raoni Metuktire

Líder indígena brasileiro, de etnia caiapó, conhecido internacionalmente por lutar pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas. Recentemente, ganhou ainda mais destaque na mídia, por ter sido indicado como candidato ao Prêmio Nobel da Paz de 2020, por um grupo de ambientalistas e antropólogos, devido à sua defesa vitalícia da floresta.

Texto: Setre