IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

Bens Culturais baianos ganham exposição em São Paulo, na ABAV 2017

  • Publicação:

Os patrimônios culturais, materiais e imateriais, da Bahia estão presentes na 45ª ABAV Expo internacional de Turismo que acontece até está sexta-feira (29), na Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. São 25 metros quadrados somente para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) mostrar as emblemáticas e centenárias festas de Santa Bárbara (Salvador), da Boa Morte (Cachoeira) e do Bembé do Mercado (Santo Amaro). A ação acontece graças a Superintendência da Bahiatursa que propôs parceria com espaço para o IPAC. Livros e videodocumentários sobre bens culturais como o Carnaval de Maragojipe e o Desfile de Afoxés (Salvador), o Ofício de Vaqueiros, Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix, Pano da Costa e Escola Parque estão no evento que começou hoje (26).

 

Realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a Expo Internacional é a mais importante feira de turismo do Brasil. A entidade está em 26 estados, Distrito Federal, com mais de 3 mil associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras que respondem por 80% das vendas do mercado. No evento acontece ainda o 48º Encontro Comercial Braztoa que promove ações e parcerias que valorizam atividades empresariais para um mercado turístico sustentável.

 

BAHIATURSA – “IPAC e Bahiatursa têm sidos parceiros em várias iniciativas em benefício da cultura e do turismo na Bahia”, lembra o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Além do apoio conjunto à Festa da Boa Morte e aos 90 Anos da Sambadeira D. Dalva de Cachoeira, IPAC e Bahiatursa apoiaram o novo filme ‘Dona Flor e seus Dois Maridos’, produzido e estrelado por Marcelo Farias, 40 anos depois da filmagem do cineasta Bruno Barreto, que marcou a carreira da atriz Sônia Braga em 1976 e o romance de Jorge Amado (1912–2001). Ainda na nova versão, a atriz, Juliana Paes como Flor, e Leandro Hassum como Teodoro. O IPAC cedeu três casarões no Centro Histórico de Salvador e a Bahiatursa aportou R$ 500 mil na produção que ganhará as telas nacionais e internacionais.

 

“O stand terá ainda apresentação dos ‘Museus da Bahia’, com roteiro em mapas, vídeos e outros suportes mostrando os inestimáveis acervos dos principais espaços museológicos da Bahia”, explica o diretor do IPAC, João Carlos de Oliveira. O IPAC deve promover ainda distribuições e sorteios dos seus livros para o público frequentador da Feira. Os principais museus baianos, como o Museu de Arte Moderna (MAM), Palacete das Artes, Solar Ferrão, Palácio da Aclamação, Tempostal e Museu de Arte da Bahia (MAB), são do IPAC.

 

CIDADANIA – O stand da Bahiatursa mostra ainda parte das campanhas educativas e de mobilização cidadã desenvolvidas desde 2016 pelo IPAC em parceria com a Secretaria de Comunicação do Estado (SECOM). “Além de conscientizar e sensibilizar a população para a apropriação de espaços culturais, como museus, Passeio Público e Praça das Artes (Salvador), as campanhas desenvolveram a consciência participativa pela preservação desses locais, evitando ações de depredação e vandalismo”, afirma João Carlos. Campanhas anuais do IPAC/SECOM como #MuEuCurto, #MusEuCuido, #MusEuVou, Semana de Museus (maio) e Primavera de Museus (setembro), conseguiram aumentar em mais de 60% a frequência nos espaços museais.

 

Criada em 1953 no Rio de Janeiro, a ABAV é o ente mais representativo do turismo nacional. Um dos marcos em sua história é a integração do órgão no Conselho Nacional de Turismo, em 2003. O que: 45ª ABAV Expo internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa. A Expo Internacional está nos pavilhões Vermelho e Verde do Expo Center Norte, no bairro da Vila Guilherme, em São Paulo.

 

Conheça os Livros do IPAC da exposição: http://goo.gl/CDv6q3. Acesse os vídeos: educação (https://goo.gl/rJggpk), Balé (https://goo.gl/jZQjJN), Projeto Axé (https://goo.gl/34bd1a), Dinamização (https://goo.gl/S4EyRn), Museus (https://goo.gl/uQS9NG e https://goo.gl/vphG2s), Bembé (https://goo.gl/63H8Ve), Boa Morte (https://goo.gl/BawMJJ) e Capoeira (https://goo.gl/wFJdGN). Mais informações: www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio e twitter @ipac_ba.

 

SERVIÇO:

O que: 45ª ABAV Expo internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa

Quando: 27 a 29 de setembro de 2017

Horário: Das 12h às 20h

Local: Expo Center Norte – Pavilhões Vermelho e Verde – São Paulo/SP

 

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 27.09.2017

Jornalista responsável Geraldo Moniz de Aragão (DRT-BA nº 1498)

(71) 9110.5099, 9922.1743, (71) 3117-6490, 3116-6673

ascom.ipac@ipac.ba.gov.br - www.ipac.ba.gov.br

Facebook: Ipacba Patrimônio  -  Twitter: @ipac_ba -  Instagram: @ipac.ba