IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

Agenda cultural de fim de ano no Palacete das Artes

  • Publicação:

Neste fim de ano, baianos e visitantes poderão conferir as exposições em cartaz no Palacete das Artes, além de aproveitar a agenda cultural do museu, gratuitamente, de terça a domingo. 

Esta semana, de 12 a 16 de dezembro, a Sala de Cerâmica está com diversas oficinas para adultos e crianças. Um bazar de Natal também integra a programação, com centenas de peças produzidas pelos participantes do curso de cerâmica, coordenados pela professora Marlice Almeida. 

O 21º Festival de Livros e Autores da UFBA acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro, das 17h às 20h. No evento, títulos de diferentes áreas serão lançados com a presença dos autores. Todos os livros lançados no dia estarão com 40% de desconto e os livros lançados ao longo do semestre terão 30%. 

Entusiastas da arte fotográfica, da cultura e da conservação ambiental têm encontro marcado dia 14 de dezembro, às 15h, com o fotógrafo Eduardo Moody. O especialista apresentará fotografias autorais que fez para o documentário Rios Maranhenses, da Produtora Temdendê, além de bater um papo sobre suas experiências de trabalho, com o público.    

Domingo (16), das 8h30 às 9h30, haverá a última edição do ano do projeto “Amanhecer com Yoga”, com a professora Carla Dantas. Interessados em participar devem trazer algo para forrar o chão.

EXPOSIÇÕES  

Na Sala Contemporânea do museu, até 27 de janeiro, está a mostra “Habitantes de Cidade”, do artista Adilson Santos. Apresenta 180 quadros em têmpera sobre tela e sobre papel, além de vídeos produzidos em exposições anteriores e textos escritos por críticos de arte, além de curadores. “O que marca mais no meu trabalho, o que predomina na minha contemporaneidade, é a genialidade da cor, do desenho e da composição dos pintores pré-renascentistas – dos quatrocentos – e dos artistas flamengos”, pontua o artista. 

No segundo pavimento do Palacete, a exposição do 1º Prêmio Bienal de Artes Visuais Professora Malie Matsuda tem como proposta premiar as melhores obras de arte de autoria dos recém graduados do Curso de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFBA. Ficará até 20 de janeiro, período que ocorrerá o julgamento pela Comissão Julgadora e a eleição da melhor obra pelo Júri Popular. 

“Negra Bahia”, da renomada fotógrafa Sinisia Coni, no primeiro pavimento do museu, conta com 30 imagens em homenagem ao Dia da Consciência Negra no Brasil, especialmente na Bahia. “Meu objetivo maior é capturar imagens de diferentes povos e culturas, principalmente na minha terra, a Bahia/Brasil, lugar possuidora de um cenário riquíssimo tanto no cotidiano do nosso povo como nos eventos populares, religiosos, cívicos e na nossa natureza”, declara a fotógrafa. A mostra ficará à disposição do público até o dia 20 de janeiro. 

A Galeria Mansarda apresenta “Fragmentos da Natureza”, da artista Sonia Castro. Na mostra, 25 telas em tamanhos variados, em tinta acrílica, exibem formas abstratas e aquareladas que nos remetem a pessoas, plantas, flores e animais. As pinturas, ora aquareladas ora vigorantes e intensas, fazem da obra uma busca incansável para a identificação dos elementos, criando uma possibilidade de novas descobertas. 

Além de visitar o Palacete Bernardo Martins Catharino, o público poderá apreciar, nos jardins, as quatro esculturas do escultor Auguste Rodin, desfrutar de um agradável café bar e conferir na lojinha (andar térreo do casarão), obras de literatura voltadas para as artes plásticas, catálogos, indumentárias, gravuras e postais. 

O Palacete das Artes é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Mais informações no tel. 71 3117 6987.