IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

Aclamação abre as portas no fim de semana para 5ª edição da ‘Pedra Papel Tesouro’

  • Publicação:

Decoração, paisagismo, impressos e muita cultura vão estar presentes na ‘Pedra Papel Tesouro’, ocupação artística que chega a sua 5ª edição e acontece Palácio da Aclamação (Campo Grande) neste fim de semana. No sábado (08) das 12 às 20h, e no domingo (09) das 10 às 20h. Com a proposta de valorização e visibilidade de trabalhos autorais da cena artística da cidade, a feira reúne expositores das mais diversas modalidades. O acesso é gratuito.

 

Fortalecendo o movimento das publicações e produções independentes, e dando visibilidade para criações muitas vezes inacessíveis ao grande público, o destaque da feira está na apresentação de produtos únicos feitos a partir de tecnologias analógicas, como os livros impressos e encadernados à mão, kodekamas (arranjos de plantas em musgos), ilustrações em aquarela e xilogravuras. O público ainda poderá desfrutar do ambiente do Palácio da Aclamação, um solar histórico e oitocentista que já foi morada dos governadores da Bahia.

 

“A feira nasce do desejo de juntar artistas para que eles mostrem suas produções, já que muitas vezes elas ficam em lugares em que as pessoas não têm acesso. No evento, o público terá a oportunidade de entender a criação dos produtos através de conversas com seus criadores”, explica Mayra Lins, artista e curadora do projeto. Flávia Bonfim, também curadora, acrescenta que os organizadores vão apostar nas criações que ressaltam a beleza e autenticidade. “Temos uma produção constante com grande qualidade de impressos e autopublicação em nossa cidade, queremos mostrar e criar interesse por essa linguagem”, ressalta Flávia.

 

Um dos organizadores da ‘Pedra Papel Tesouro’, Gilberto Monte, destacou a importância do evento no Palácio da Aclamação. “Quem vem à feira muitas vezes não conhece o Palácio e fica deslumbrado com o lugar. O comentário que escutamos repetidamente é ‘que lugar lindo!’. A feira também oportunizou que as pessoas tivessem essa descoberta. Essa ocupação artística faz com que a cidade conheça a cidade e que as pessoas estejam nos lugares públicos e que são delas. É necessário que esses espaços tenham uma programação que desperte o interesse de quem quer visitar”, afirma.

 

Dinamização de espaços  A feira ‘Pedra Papel Tesouro’ faz parte do projeto de dinamização de espaços do IPAC. O Palácio da Aclamação foi sede de variados eventos com propostas artísticas e culturais neste ano, dentre eles a abertura da 15ª Semana Nacional de Museus com o lançamento da programação do Núcleo de Ópera da Bahia (NOP), o III Festival de Ilustração e Literatura Expandido, a 1ª Jornada Pedagógica de Museus, a solenidade de doação do acervo de Roberto Santos (ex-governador da Bahia), ensaios fotográficos para o editorial de moda Bazar (do Jornal Correio) e cenário para gravações de ‘Édipo Rei’, peça francesa dirigida por Gilles Pastor que tem previsão de estreia no final de agosto em Lyon, na França.

O Palácio da Aclamação integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

 

Serviço:  ‘Pedra Papel Tesouro’ – Feira de arte, paisagismo e impressos | 5ª edição
Onde: Palácio da Aclamação
Quando: 08/07 (sábado) das 12h às 20h e 09/07 (domingo) das 10h às 20h

Endereço:  Av. Sete de Setembro, 1.330, Campo Grande
Contato: Flávia Bonfim | (71) 98810-2306
Gratuito