IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Notícias

Abertura da exposição ‘Pássaros’ do artista visual Denissena acontece no MAM-BA nesta quinta-feira (6)

  • Publicação:

Vernissage acontece nesta quinta-feira (6) na Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)

 

A mostra ‘Pássaros’ do artista visual Denissena será aberta nesta quinta-feira (6), às 18h, marcando sua primeira produção individual exposta no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). O artista apresenta 17 trabalhos que mesclam esculturas em ferro, arte digital, graffiti, vídeo e performance na Galeria 3 do MAM-BA, buscando expressar através das linguagens visuais a ideia da liberdade artística e questões de preservação ao meio ambiente numa temática poética.

 

“Não tenho ligação com um suporte específico. Utilizo tudo que posso para me expressar. Quero mostrar que nós somos todos pássaros livres, além disso, falo da questão ambiental, pois minha relação com a natureza vem desde a infância”, afirma Denissena.

 

A exposição tem por objetivo criar um diálogo entre a arte e o público, buscando atrair para a visitação não só pessoas que já frequentam o museu, mas àqueles que não o conhecem. Para o artista, que também é arte-educador, o analfabetismo visual ainda é muito frequente, e ele pretende contribuir para que isso diminua.

 

“Além de sentir, quero que as pessoas exercitem a leitura. Acredito na arte e na educação como agentes transformadores. É por este motivo que quero convidar o público que não costuma frequentar as galerias, para que eles criem esse hábito de visitar os museus”, conclui.

 

Sobre o artista


Autodidata, o baiano Denissena construiu sua história no cenário das artes visuais na Bahia. A partir de 1996, começou a se dedicar às artes plásticas, totalizando 21 anos de carreira. Atualmente cursa pedagogia na Unifacs. Sua relação com a arte e com a vida é maquínica. Não por acaso se autodenomina Operário Cultural, operar a arte e pela arte. Junto com sua produção artística, ele desenvolve um intenso trabalho social. Político, inspira jovens a aceitarem o poder da arte em suas vidas, e os capacita especialmente através da arte graffiti, para se tornarem agentes multiplicadores.

 

Dos muitos trabalhos com jovens que realizou, destacam-se o Projeto Grafipaz, da Universidade do Estado da Bahia, o projeto Promovendo o Direito dos Jovens da UNICEF, além de realizar ações de arte-educação para a UNESCO e integrar a ONG Projeto Cidadão, no Cabula 1. No extenso currículo do artista constam passagens por Nova Iorque, em 2007, onde ficou por dois meses, realizando exposições e workshops em ONGS e universidades e por Angola, cidade que é referência cultural para ele, participou da II Trienal de Luanda em 2010.

 

Já teve suas obras expostas em Tókio, na Galeria Okioiei também em 2010, e em alguns dos mais importantes espaços culturais de Salvador, como Museu de Arte Moderna da Bahia, com a mostra Presente do Passado, o Museu Udo Knoff, com a mostra Agdás Urbanos, o Conjunto Cultural da Caixa com a mostra Denissena.GraffitiBahia. Realizou performances no Palacete das artes e Solar do Ferrão, além de muitas outras exposições individuais e coletivas.

 

No desejo de explorar outras linguagens, ilustrou o livro Histórias de Negro, do renomado historiador baiano Ubiratan Castro, trabalho realizado em 2010. Em 2011, realizou a exposição coletiva Sinais Urbanos, onde criou no Conjunto Cultural dos Correios uma sequência de obras em parceria com ex-educandos que tiveram suas vidas alteradas pela ação transformadora da arte.

 

Em janeiro de 2015, foi convidado através da ITCP – Incubadora tecnológicas de Cooperativas Populares, projeto da Universidade Federal do Paraná, onde realizou oficinas de arte contemporânea com jovens da ilha Superagui e um inusitado workshop de arte graffiti com os índios Guaranis – Povo Originários, localizados na região Guaraqueçaba-PR.

Mais informações pelo site www.denissena.com.

 

SERVIÇO


Exposição ‘Pássaros’ de Denissena

Quando: Abertura dia 6 de abril (quinta-feira)

Horário: 18h

Onde: Galeria 3 do MAM-BA

Entrada gratuita

 

Assessoria de Comunicação – MAM-BA, em 04.04.2017

Jornalista responsável Ana Paula Nobre (DRT-BA nº 3638)

(71) 3117-6137, 99305-9268

 

ascom.mam@gmail.com