IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Notícias

ABCCPE lança documentário, livro e site sobre a história e cultura do Vaqueiro

  • Publicação:

Para mostrar não apenas um vasto material histórico que envolve, além da paixão pelo pastoreio, um bem cultural salvaguardado no âmbito imaterial, será lançado neste sábado (26) de junho, às 15h, via canal do YouTube, o projeto O Vaqueiro e suas Raízes. Idealizado pela Associação dos Criadores de Cavalos de Passeio e Esporte (ABCCPE), a iniciativa, que integra documentário, livro e site, foi desenvolvida através de pesquisas em cinco municípios: Pé de Serra (Bacia do Jacuípe), Curaçá (Sertão do São Francisco), Lagoa Real (Sertão produtivo), Feira de Santana (Portal do Sertão) e Pedrão (Litoral Norte).
Durante a exibição do vídeo, o público terá acesso a dezenas de depoimentos que retratam as experiências, saberes e vivências do dia a dia do vaqueiro, símbolo do sertão baiano. O trabalho, coordenado por Vera Baccin, presidente da ABCCPE, tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado/Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Antes de assistir ao doc., que tal saber mais sobre o “O Ofício de Vaqueiro”, bem cultural de natureza imaterial do Estado da Bahia? Acesse o Caderno do IPAC número 6.
Fotos: Luciano Carcará