A museóloga Ana Liberato assume a diretoria do Museu de Arte da Bahia (MAB)

Com 32 anos de experiência em gestão de museus, Ana Liberato assume a direção do Museu de Arte da Bahia (MAB). A nomeação foi publicada na ultima quarta-feira (12) no Diário Oficial do Estado. Formada em museologia pela Ufba, ela carrega em seu portfólio a direção do Departamento de Museus da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-Ba), dos museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac); bem como do Museu da Cidade e da Casa do Benin.

O MAB está localizado no Corredor da Vitória, em Salvador. Trata-se de um patrimônio administrado pelo Ipac, criado em 1918, e que possui um rico acervo de mais de 13 mil itens, incluindo artes plásticas (pintura e escultura) e artes decorativas. Dentre elas, peças do mobiliário baiano, conjunto de porcelanas orientais e europeias, além de cristais, ourivesaria e outras alfaias.

De acordo com Liberato, os primeiros passos de sua gestão no MAB contemplam elaborar um Plano de Ação Participativo que abranja o restabelecimento das condições físicas do museu para atender as necessidades inerentes à conservação do imóvel, do seu acervo e que proporcione uma melhor acessibilidade a todos os visitantes. “Para a elaboração do plano, tenho procurado ouvir diversos segmentos da comunidade e colaboradores acerca de suas expectativas em relação ao museu”, explicou.

Sobre as atividades planejadas para o MAB, a nova diretora destaca que todas serão no objetivo de contribuir para o exercício da cidadania, para a preservação e a valorização do patrimônio, aproximando-o cada vez mais da comunidade. “Por meio de exposições, palestras e ações socioeducativas, estudantes, professores e o público em geral poderão adquirir ou ampliar conhecimentos sobre o nosso passado, refletir sobre a contemporaneidade e, por consequência, projetar o nosso futuro”, disse Liberato.

Trajetória profissional
1988 a 1991 – Diretora do Departamento de Museus da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba);
1992 a 1997 – Supervisora da Unidade de Integração Museu, Escola e a Comunidade, e do Museu Abelardo Rodrigues, ambos vinculados à Diretoria de Museus/FUNCEB; e presidente do Conselho Regional de Museologia;
1998 a 2003 – Diretora do Museu da Cidade e da Casa do Benin – FGM/Prefeitura Municipal de Salvador;
2004 a 2007 – Assessora Técnica do Museu de Arte Moderna da Bahia MAM/IPAC;
2007 e 2008 – Diretora de Museus do IPAC;
2009 e 2010 – Produção do filme de animação “Ritos de Passagem de Chico Liberato;
2011 e 2012 – Coordenadora Técnica da Diretoria de Museus do IPAC;
2013 a 2016 – Diretora de Museus do IPAC;
2016 a 2017 – Diretora do MAM/IPAC e, em seguida, chefe de gabinete do IPAC;
2018 a 2020 – Coordenadora Técnica de Museus do IPAC;
2020 – Diretora do Museu de Arte da Bahia (MAB/IPAC).