IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

TV IPAC

Prof. Mario Mendonça, da UFBA, fala sobre a Obra de Restauro do Oratório da Cruz do Pascoal

RESTAURAÇÃO DO ORATÓRIO DA CRUZ DO PASCOAL

O professor Mario Mendonça de Oliveira é consultor da Obra de Restauração do Oratório da Cruz do Pascoal, no bairro de Santo Antônio, em Salvador, que será entregue neste ano de 2014, logo após o carnaval, pelo Governo do Estado da Bahia, via Secretaria de Cultura (SecultBA) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

O monumento é tombado desde 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (MinC), que também aprova, autoriza e fiscaliza essa restauração.

Nessa entrevista, o professor comenta a cerca dessa obra de restauro e de algumas opiniões contrárias a ela que, segundo ele, foram emitidas na rede social Facebook sem embasamento, entendimento e conhecimento técnico-científicos adequados. Ele reafirma a excelência dessa intervenção e da exímia qualificação técnica de todos os envolvidos no projeto.

Com 77 anos de idade, dos quais, mais de 50 dedicados à arquitetura, restauração e à ciência da conservação, Mario Mendonça é, hoje, referência nacional para várias gerações que atuam nessa área profissional, já tendo realizado dezenas de obras, projetos, consultorias, palestras e participações em todo o Brasil e outros países.

Conheça os seus títulos:

• Título de Pioneiro da Ciência da Conservação no Brasil pelo International Council of Monuments and Sites (ICOMOS), associação civil ligada à ONU e UNESCO com sede em Paris-França
• Curso de Conservação de Monumentos em Florença-tália
• Curso de Conservação da Pedra em Veneza-tália
• Título de notório saber pela UFBA
• Professor Titular e Emérito da UFBA
• Professor da Pós-Graduação em Restauração de Monumentos da UFBA
• Criador e coordenador do Laboratório de Ciência da Conservação implantado na Escola Politécnica da UFBA