IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

TV IPAC

Museólogo Estácio Fernandes fala sobre o processo de Restauração do Oratório da Cruz do Pascoal

Restauração do Oratório da Cruz do Pascoal

Nessa entrevista, o especialista Estácio Fernandes comenta acerca da obra de restauro do monumento Oratório da Cruz do Pascoal e de algumas opiniões contrárias a esse serviço que, segundo ele, foram emitidas na rede social Facebook sem embasamento, entendimento e conhecimento técnico-científicos adequados. Ele reafirma a excelência dessa intervenção e da exímia qualificação técnica de todos os envolvidos no projeto.

Estácio Fernandes é o especialista responsável pela restauração dos azulejos do Oratório da Cruz do Pascoal. A restauração do monumento, no bairro de Santo Antônio, em Salvador, será entregue neste ano de 2014, logo após o carnaval, pelo Governo do Estado da Bahia, via Secretaria de Cultura (SecultBA) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). O monumento é tombado desde 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (MinC), que também aprova, autoriza e fiscaliza essa restauração.

Museólogo pela UFBA e restaurador por mais 30 anos, Estácio Fernandes tem dezenas de obras de restauro realizadas, incluindo trabalhos com o professor José Dirson Argolo, entre outros, e a restauração dos azulejos da Igreja Matriz da cidade Cachoeira, considerada por especialistas internacionais como uma intervenção igual ou melhor das que são feitas na Europa. Tem Especialização em Azulejaria Portuguesa e Técnicas de Restauro em Portugal, onde foi aluno de José Meco, considerado o mais importante especialista em azulejaria portuguesa no mundo. É palestrante e consultor sobre Restauração de Azulejos em vários estados brasileiros e integrante de bancas acadêmicas de Mestrado sobre restauração de azulejos em Portugal.