IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

    banner-terreiros

Fórum Nacional das Instituições Estaduais de Preservação do Patrimônio Cultural

Em maio de 2013, Salvador sediou o Fórum Nacional das Instituições Estaduais de Preservação do Patrimônio Cultural, que reuniu representantes de entidades de diversos estados brasileiros responsáveis pela preservação dos patrimônios culturais. O evento foi realizado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e contou com a participação da presidente nacional do IPHAN/MinC, Jurema Machado.

Na ocasião, o IPAC apresentou um diagnóstico sobre as entidades, órgãos e secretarias do país que estão responsáveis pela gestão da salvaguarda dos bens culturais nos seus estados. Intitulado `Panorama das Instituições Estaduais de Preservação do Patrimônio Cultural´, o documento foi construído a partir de pesquisa realizada em cada órgão, mostrando uma análise crítica acerca das várias gestões públicas para os bens culturais no Brasil.

A ideia do Fórum começou no ano de 2011, quando dirigentes dos órgãos patrimoniais da Bahia, Minas Gerais e Pernambuco buscaram consolidação de uma rede permanente para troca de experiências, transferências de tecnologia e proposições de gestão de política pública dos bens culturais.

Em abril de 2012, quando ocorreu o encontro de Recife, os dirigentes de instituições de proteção ao patrimônio do país resolveram criar o Fórum. Para isso, foi redigida e assinada a Carta de Recife, que explicita o intuito da construção dessa rede entre as instituições, faz considerações, recomendações e proposições relacionadas à atuação dos órgãos e à política pública de preservação dos bens culturais.

Na Carta, os dirigentes acusam necessidade de reformas administrativas e financeiras, programas de educação patrimonial, campanhas de conscientização, dentre outras ações. Educação, transversalidade, exigência de uma nova postura, recomendações acerca de elaboração de novas leis e distribuição de recursos são algumas das questões pactuadas entre as instituições brasileiras.

 

 

.

Contato: forumpatrimoniocultural@gmail.com

.

Links para download:

.
.

 

Leia algumas notícias sobre o fórum realizado em Salvador:

http://www.ipac.ba.gov.br/noticias/salvador-sedia-forum-nacional-de-preservacao-do-patrimonio

http://www.ipac.ba.gov.br/noticias/secretario-albino-rubim-defende-criacao-de-sistema-de-preservacao-do-patrimonio-cultural

http://www.ipac.ba.gov.br/noticias/municipios-tambem-sao-responsaveis-por-seus-patrimonios-culturais

http://www.ipac.ba.gov.br/noticias/modelo-de-sistema-dos-bens-culturais-brasileiros-sera-criado-ate-agosto