IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

Cursos

Proponentes de editais ganham cursos de capacitação da Secult-BA

Até final de janeiro (2014), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), vinculado à secretaria de Cultura (Secult-BA), anuncia mais um curso de ‘Capacitação em Execução e Prestação de Contas de Termos de Acordo e Compromisso (TAC)’ para proponentes vencedores dos editais dessa secretaria estadual. O último curso aconteceu em outubro deste ano (2013), quando foram beneficiados 50 proponentes, de Salvador e do interior, que têm projetos dirigidos a museus e aos patrimônios culturais – materiais e imateriais –, áreas que estão sob a responsabilidade do IPAC. Devem acontecer cursos em abril ou maio de 2014.

“Com a abertura das inscrições de 20 editais já anunciada pela Secult-BA (http://migre.me/gNMVh) para a próxima terça-feira, dia 3, é importante que, depois dos primeiros procedimentos, os proponentes vencedores se capacitem para a prestação de contas, para atender as regras do Fundo de Cultura”, explica a assessora técnica do IPAC, Margarete Abud. A Secult-BA anunciou R$ 41 milhões do Fundo para serem investidos em projetos artístico-culturais. É um aumento de 10% do recurso dos últimos editais, cuja seleção foi realizada entre dezembro de 2012 e janeiro deste ano.

CARTILHAS – Os cursos promovidos pelo IPAC aprimoram e dão suporte técnico aos projetos executados por proponentes. A empresa consultora foi a House Consult, que criou junto com o IPAC cartilhas para orientar os participantes. A publicação tem 64 páginas e 23 capítulos, com conteúdo que facilita o entendimento do proponente acerca das regras e legislações que envolvem o TAC, assinado pelos proponentes ao vencer um edital. Os interessados devem ficar atentos em janeiro para o anúncio de novos cursos.

“É fundamental que o responsável legal pelo projeto vencedor de um edital esteja apto para exercer a sua função. Com os cursos, oferecemos mais uma oportunidade de treinamento e capacitação”, comenta Margarete. A edição de outubro aconteceu no auditório do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC), localizado no Palácio da Aclamação, prédio que além de ser tombado como Patrimônio da Bahia, via IPAC, também é sede da Diretoria de Museus do instituto.

Mais informações sobre editais de museus e bens culturais são disponibilizadas na Coordenação de Editais do IPAC, via telefone (71) 3117-6482 e endereço eletrônico editais.ipac@gmail.com. Sobre o lançamento dos editais da Secult-BA, veja no link http://migre.me/gNMVh. Dados sobre ações do IPAC, no site www.ipac.ba.gov.br, Facebook Ipacba Patrimônio e Twitter @ipac_ba.

 

Crédito Fotográfico obrigatório – Lei nº 9610/98

 

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 28.11.2013

Jornalista responsável Geraldo Moniz (DRT-BA nº 1498) - 8731-2641, 9922-1743

Texto-base: Fernanda Travasso (estagiária de jornalismo)

Edição: Silvana Malta (coordenadora de jornalismo – DRT-BA nº 1907)

(71) 3117-6490, 3116-6673, 8371-0304 - ascom.ipac@ipac.ba.gov.br

www.ipac.ba.gov.br - Facebook: Ipacba Patrimônio - Twitter: @ipac_ba